10 Benefícios das dietas Low-carb e Cetogênica

Sabemos que dietas low-carb têm sido controversas e polêmicas por décadas.

Algumas pessoas afirmam que essas dietas aumentam o colesterol e causam doenças cardíacas devido ao seu alto teor de gordura.

No entanto, na maioria dos estudos científicos, dietas low-carb se provam saudáveis e benéficas.

Uma dieta baixa em carboidratos não só causa mais perda de peso, mas também promove grandes melhorias em muitos fatores de risco para doenças cardíacas – incluindo o colesterol.

Por isso mesmo devemos nos perguntar para quem as dietas low-carb e cetogênica são polêmicas? Para quem recupera a saúde ou para a indústria farmacêutica e alimentícia?

Aqui estão 10 benefícios comprovados das dietas low-carb e cetogênica para a saúde.

1. Dietas com pouco carboidrato reduzem o apetite

Sentir fome tende a ser o pior efeito colateral da dieta.

É uma das principais razões pelas quais muitas pessoas se sentem infelizes e acabam por desistir.

No entanto, a ingestão baixa de carboidratos leva a uma redução automática do apetite.

Estudos mostram consistentemente que quando as pessoas cortam carboidratos e ingerem mais proteína e gordura, elas acabam consumindo muito menos calorias

2. Dietas low-carb levam a uma maior perda de peso no início

Cortar carboidratos da dieta é uma das maneiras mais simples e eficazes de perder peso.

Estudos mostram que pessoas com dietas baixas em carboidratos perdem mais peso, mais rápido, do que aquelas que fazem dietas com baixo teor de gordura – mesmo que as últimas restrinjam as calorias.

Isso ocorre porque as dietas de baixo carboidrato agem para livrar o excesso de água do corpo, diminuindo os níveis de insulina e levando à rápida perda de peso nas primeira e segunda semanas.

Em estudos comparando dietas low-carb e low-fat, as pessoas que restringem a quantidade de carboidratos às vezes perdem 2 a 3 vezes mais peso – sem sentir fome.

Um estudo em adultos obesos descobriu que uma dieta baixa em carboidratos é eficaz por até seis meses, em comparação com uma dieta de perda de peso convencional. Depois disso, a diferença na perda de peso entre as dietas foi insignificante. Lembre-se que este resultado está relacionado a perda de peso.

3. Você perde mais gordura abdominal

Nem toda gordura em seu corpo é a mesma.

Onde a gordura é armazenada determina como isso afeta sua saúde e o risco de doenças.

Os dois tipos principais são a gordura subcutânea, que está sob a pele, e a gordura visceral, que se acumula na barriga e é típica da maioria dos homens com excesso de peso.

Gordura visceral tende a se alojar em torno de seus órgãos. O excesso de gordura visceral está associado à inflamação e resistência à insulina – e pode conduzir a disfunção metabólica tão comum hoje em dia.

Dietas com baixo carboidratos são muito eficazes na redução desta perigosa gordura abdominal. Na verdade, grande parte da gordura perdida em dietas low-carb e cetogênica são da barriga.

Com o tempo, isso reduz drasticamente o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

4. Os níveis de triglicerídeos tendem a baixar drasticamente

Triglicerídeos são moléculas de gordura que circulam na corrente sanguínea.

Sabe-se que níveis elevados de triglicérides em jejum – níveis no sangue após jejum noturno – são um forte fator de risco para doença cardíaca.

Uma das principais causas de triglicerídeos elevados em pessoas sedentárias é o consumo de carboidratos – especialmente a frutose. Isso mesmo, o açúcar presente nas frutas.

Quando as pessoas cortam carboidratos, elas tendem a experimentar uma redução grande nos triglicerídeos.

Por outro lado, dietas com baixo teor de gordura freqüentemente causam aumento de triglicérides.

Se quiser ler mais a respeito desse assunto, recomendo o livro “O Mito do Colesterol – Jonny Bowden e Stephen Sinatra”.

5. Níveis aumentados de colesterol “bom” para HDL

A lipoproteína de alta densidade (HDL) é frequentemente chamada de colesterol “bom”.

Quanto maiores os níveis de HDL em relação ao LDL “ruim”, menor o risco de doenças cardíacas.

Uma das melhores maneiras de aumentar os níveis “bons” de HDL é comendo gordura – e dietas com pouco carboidrato incluem muita gordura.

Portanto, não é de surpreender que os níveis de HDL aumentem drasticamente em dietas saudáveis e com pouco carboidrato, enquanto eles tendem a aumentar apenas moderadamente ou até mesmo diminuir em dietas com baixo teor de gordura.

6. Reduçã do açúcar no sangue e dos níveis de insulina

Dietas low-carb e cetogênicas também podem ser particularmente úteis para pessoas com diabetes e resistência à insulina, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Estudos provam que cortar carboidratos reduz drasticamente os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Algumas pessoas com diabetes que iniciam uma dieta baixa em carboidratos podem precisar reduzir sua dose de insulina em 50% quase imediatamente.

Em um estudo em pessoas com diabetes tipo 2, 95% haviam reduzido ou eliminado sua medicação para baixar a glicose em seis meses.

Se você tomar medicação para açúcar no sangue, converse com seu médico antes de fazer alterações na sua ingestão de carboidratos, pois sua dose pode precisar ser ajustada para evitar a hipoglicemia.

7. Pode baixar a pressão arterial

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é um fator de risco significativo para muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, derrame e insuficiência renal.

As dietas com baixo teor de carboidratos são uma maneira eficaz de reduzir a pressão sanguínea, o que deve reduzir o risco dessas doenças e ajudá-lo a viver mais tempo.

8. Eficaz contra a síndrome metabólica

A síndrome metabólica é uma condição altamente associada ao risco de diabetes e doenças cardíacas.

De fato, a síndrome metabólica é uma coleção de sintomas, que inclui:

Obesidade abdominal

Pressão arterial elevada

Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum

Triglicerídeos altos

Baixos níveis de colesterol “bom”: HDL

No entanto, uma dieta baixa em carboidratos é incrivelmente eficaz no tratamento de todos esses cinco sintomas.

Sob tal dieta, estas condições são quase eliminadas.

9. Níveis de colesterol LDL ‘ruins’ melhorados

As pessoas que têm LDL (colesterol “ruim”) alto são muito mais propensas a ter ataques cardíacos.

No entanto, o tamanho das partículas desta lipoproteína é importante. Partículas menores estão ligadas a um risco maior de doença cardíaca, enquanto partículas maiores estão associadas a um risco menor.

Acontece que as dietas de baixo carboidrato aumentam o tamanho das partículas “ruins” (menores) de LDL e reduzem o número total de partículas de LDL na corrente sanguínea.

Como tal, diminuindo sua ingestão de carboidratos pode aumentar a sua saúde do coração e cérebro.

10. Terapêutico para vários distúrbios cerebrais

Seu cérebro precisa de glicose, pois algumas partes só podem queimar esse tipo de açúcar. Se você não comer carboidratos, o seu fígado vai produzir glicose a partir de proteína.

No entanto, uma grande parte do seu cérebro também pode queimar cetonas, que são formadas durante a fome ou quando a ingestão de carboidratos é muito baixa.

Esse é o mecanismo por trás da dieta cetogênica, que vem sendo usada há décadas para tratar a epilepsia em crianças que não respondem ao tratamento medicamentoso.

Em muitos casos, essa dieta pode curar crianças com epilepsia. Em um estudo, mais da metade das crianças em uma dieta cetogênica experimentou uma redução maior que 50% no número de convulsões, enquanto 16% ficaram livres das convulsões.

Dietas muito baixas em carboidratos e cetogênicas estão sendo estudadas para outras doenças cerebrais, incluindo doença de Alzheimer e Parkinson.

O livro A Dieta da Mente do Dr. David Perlmutter, Neurologista e Nutricionista Americano trata sobre este assunto, mostrando como os carboidratos afetam o cérebro e porque o Alzheimer tem sido chamado de Diabetes tipo 3.

Conclusão

Poucas coisas estão tão bem estabelecidas na ciência da nutrição quanto os imensos benefícios para a saúde das dietas low-carb e cetogênicas.

Essas dietas podem não apenas melhorar o colesterol, a pressão arterial e o açúcar no sangue, mas também reduzem o apetite, aumentam a perda de peso e diminuem os triglicérides.

Se você está curioso para melhorar sua saúde, uma dessas dietas pode valer a pena considerar.

Quer começar agora? Dá uma olhada nesses e-books:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *